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Essa é uma estratégia excelente para converter um número maior de clientes. Um funil de vendas é uma das maneiras mais baratas e ao mesmo tempo mais eficazes de conduzir um lead.

Na verdade, ele começa conduzindo um suspect até que se torne um cliente em potencial, passando pelas etapas de prospect e de lead qualificado.

Podemos dividir um funil de vendas em três partes, começando pelo topo. A pessoa que está nessa etapa ainda não é uma cliente.

Na verdade, talvez ela nem mesmo saiba se está com problemas e se realmente quer uma solução. Por isso, damos a essa primeira etapa o nome de consciência.

Nessa etapa, através de técnicas persuasivas, como os gatilhos mentais, você será capaz de fazer a pessoa perceber se ela tem a necessidade ou não de adquirir algum produto ou serviço.

Durante esse primeiro estágio do funil é extremamente importante investir em tráfego pago e orgânico para que você consiga o maior número de pessoas possíveis.

Um funil funciona como uma espécie de filtro, e somente alguns passarão para a próxima etapa. Na primeira, o mais importante é que você consiga o maior número de leads possíveis. Se eles serão qualificados ou não, é outra história.

A segunda etapa de um funil de vendas é voltada para as pessoas que já sabem que precisam ou querem de uma solução viável para resolver seus problemas.

E durante essa etapa, a nutrição de leads é fundamental, pois é justamente o momento em que o cliente poderá ficar com dúvidas e fazer uma pesquisa mais abrangente sobre o que exatamente você está oferecendo e se isso realmente poderá atender suas expectativas.

A partir do momento em que ele perceber que vale a pena adquirir o seu produto ou serviço, acaba sendo conduzido para o fundo do funil, a principal etapa.

Na última etapa, o lead qualificado está propenso a se tornar um cliente e fazer a compra.

Se você oferecer um conteúdo realmente agradável e que agregue para o seu cliente na segunda etapa, poderá evitar que ele acabe optando por outro.

Porém, um funil de vendas não faz o trabalho sozinho. Muitas vezes as pessoas irão acessar seu site ou blog e não deixar dados de contato.

Por isso, é mais do que necessário estar de ouvidos e olhos atentos ao que os clientes estão dizendo sobre o seu produto. Eles são as melhores fontes que você pode ter para fazer as melhorias necessárias.

Quer criar o seu funil de vendas?

Um Funil de Vendas é formado por etapas e levam um visitante de uma página se tornar um cliente da empresa.

Ou seja, o funil de vendas é o caminho para conquistar aquele visitante e convertê-lo em consumidor. As etapas são:

Visitante

Essa etapa refere-se ao visitante comum de uma página, que acessou por meio do Google, as redes sociais ou por indicação de alguém. Esses primeiros visitantes ainda não possuem um interesse específico, e é aqui que entra o Marketing de Conteúdo.

Manter um site atualizado e com conteúdo de bastante qualidade, amplo e o mais simples possível é importantíssimo para conquistar o interesse dessas pessoas.

Dica: Nessa etapa é fundamental ter ferramentas que analisem o que esses visitantes estão fazendo em seu site. E também ferramentas capazes de mostrar quem são essas pessoas (localização, sites acessados, outros interesses). Isso será importante para a construção da sua persona.

Lead

Se esses visitantes se interessarem pelo seu conteúdo, eles se tornarão Leads.

Isso quer dizer que eles preencheram um cadastro e agora permitiram receber conteúdos exclusivos!

Dica: Nessa etapa também é muito importante o uso de pesquisas. Baixas conversões significam que o conteúdo não está atraente para o público, ou o cadastro está longo demais ou as pessoas não estão confiando em sua marca.

Oportunidades

Nessa etapa, os Leads passam a ser oportunidade de vendas.

Eles já aceitaram receber contato de sua marca. Agora é sua vez! Crie conteúdos atraentes e uma boa comunicação com eles!

Cliente

Durante o funil, seu cliente descobriu que tem um problema a ser resolvido, uma “dor” ou necessidade. Aqui ele irá eliminar essa dor, ou seja, está pronto para consumir seu produto ou serviço.

Outra dica é usar depoimentos de outros clientes, isso é essencial para fazer novas vendas. Quando uma pessoa que nunca ouviu falar sobre a sua empresa ouve da boca de outras pessoas que elas conseguiram atingir seus objetivos e que suas vidas mudaram consideravelmente, fica mais fácil para essa pessoa acreditar no potencial que você tem a oferecer.

Um funil de vendas é uma das melhores maneiras de atrair leads e fazer a conversão para clientes fiéis. Mas lembre-se de que isso não é uma fórmula mágica, você precisa de especialistas em Marketing Digital para analisar a sua situação e adequar a melhor estratégia. Meu time está esperando seu contato e certamente você passará a converter leads com maior facilidade e obter os melhores resultados em vendas.

Ainda tem dúvidas? Então, clique aqui e peça uma consultoria com especialistas e entenda melhor como o Marketing Digital pode revolucionar o seu negócio!

Andrey Assunção

Andrey Assunção

Andrey Assunção em Make Vendas
Eu e todo o time da Make Vendas acreditamos que qualquer micro e pequena empresa pode alavancar suas vendas em alta velocidade com uso de ferramentas e métodos simples e de fácil aplicação, que contribuam para o crescimento do seu faturamento e geram riqueza de forma sustentável aos seus proprietários e colaboradores envolvidos, com o único objetivo de realizarem seus maiores sonhos.
Andrey Assunção