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Durante o processo de desenvolvimento do seu projeto, uma das etapas mais importantes é definir para quem você quer vender, a sua persona. Afinal, se você quer vender, alguém tem que comprar.

Além de ter alguém que compre, é crucial você conhecer e entender esse seu comprador, ou definir quem ele é. Possuindo essas informações, basta utilizar de forma produtiva para que toda decisão seja direcionada para aquele público.

Parece muito difícil achar um padrão, definir então parece impossível, mas é muito mais fácil do que se imagina, basta fazer as perguntas certas. Por isso, vamos entender melhor o que é Persona.

O que é persona

O que é Persona

Pense num espaço físico para o seu negócio, com todos os detalhes que você colocaria lá. Uma pessoa entra e ela fica encantada com tudo, até com a cor da maçaneta que você colocou na porta. Ela se identifica totalmente com seu produto, e você tem como dever torna-la fiel a sua loja. Essa pessoa é o que chamamos de persona.

Persona é um personagem fictício que você cria, com todos os aspectos e características do consumidor que você quer atingir. É o seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais, sobre comportamento, idade, sexo, dentre outros.

Persona vs Público Alvo

A principal diferença entre a persona e público-alvo, é que o público alvo é algo maior, geral, um agrupamento de pessoas com determinados gostos e pensamentos, enquanto a persona é um ser específico, como um tiro certeiro.

Um exemplo de cada para ficar mais claro:

Público-alvo: Meu público-alvo são mulheres, de 40-45 anos, possuem o ensino superior, classe B, com a renda entre R$2.000,00 e R$4.000,00, apaixonadas por decoração e D.I.Y.

Persona: Mariana, 25 anos, estilista. Mora em São Bernardo do Campo, São Paulo. Formada em Design de Moda, trabalha em uma revista renomada falando sobre Moda. Sempre está nos maiores desfiles em Paris, Milão e etc. Se preocupa com que as pessoas das suas redes sociais estejam muito bem vestidas e com muito estilo.

persona não é a mesma coisa que público alvo

Percebe como público-alvo você “tentaria” atingir não uma pessoa, mas um grupo? Uma sociedade consumidora? Já a persona você quer atingir uma “pessoa” diretamente.

Porque criar uma Persona?

Criar personas é fundamental para o Marketing Digital. Criamos a persona para que nossa mensagem atinja as pessoas certas, e assim, ter maior sucesso.

Sem ter a persona definida no inicio do projeto, ele irá se perder, e não irá atingir ninguém. Imagine você montar uma loja de automóveis para crianças, ou uma churrascaria vegana. É inviável, você deve saber exatamente a persona que quer atingir.

como criar uma persona

Sendo assim, alguns motivos que provam a importância da criação de personas:

  • Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir suas metas;
  • Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
  • Ajuda a desenhar suas estratégias de marketing, entendendo o público que deve ser focado;
  • Entender os tópicos que devem ser abordados;

Como definir uma Persona

Entendendo o que é a persona, e as vantagens, você precisa definir a sua persona. As pessoas que você quer atingir devem responder algumas perguntas. Você pode deduzir, ou fazer uma pesquisa de campo e entrevistar pessoas.

  • Como é o meu potencial cliente (física e psicologicamente)?
  • Que tipo de assunto correlato ao seu projeto poderia interessar ele?
  • Que atividades ele realiza? Com o que ele trabalha? Quais são seus hobbys?
  • Qual a formação acadêmica? Quais seus problemas, desafios, obstáculos…?
  • Quais veículos ele utiliza para retirar informações e de onde ele as retira?

Você precisa entender a cabeça do seu consumidor. Sair da posição de vendedor, e refletir como será o seu consumidor e o que ele gostaria de consumir.

Pensar como sua persona

Definir sua persona ainda é diferente de criar uma efetivamente.

Aqui nesta etapa você irá definir um geral, entender como deverá ser sua persona, e em uma etapa posterior que irá criar a sua própria.

Fazendo entrevistas com Pessoas

fazer entrevista com persona

Não há nada melhor do que encontrar com o seu consumidor frente a frente e não por números em uma plataforma. Dessa forma, fica mais fácil de definir sua persona com dados efetivos e fundamentados, não em “achismos”. Defina pessoas, monte um roteiro para realizar as entrevistas e pense na abordagem ideal.

Definindo as pessoas

  • Perceba quem são as pessoas mais ativas nas plataformas (redes sociais, blogs e etc), e qual é o padrão das pessoas que geralmente mais interagem.
  • Analise as redes sociais dessas pessoas que interagem, a partir de lá você pode colher algo interessante para o seu projeto e enriquecer a persona.
  • Veja o panorama geral das pessoas que consomem os produtos e selecione aquelas que mais consomem.

Roteiro

  • Crie perguntas simples, relacionados aos dados para a criação da persona;
  • Desenvolva uma conversa confortável, em que você insira as perguntas no meio, como se fosse uma fala sua normal e não uma pergunta.
  • Permita que o entrevistando também conduza a conversa e não só você, ele poderá abordar outros temas que lhe serão uteis.
  • Se você está começando, ofereça a entrevista ou o produto para os amigos e conhecidos do entrevistado.

Processo de desenvolvimento da Persona

  Entendendo o que é a persona, e como você entrevista pessoas para colher informações, é importante saber desenvolver a persona.

Desenvolver uma persona é igual desenvolver um personagem num jogo online, como um “The Sims”, por exemplo. Você irá desenvolver todos os aspectos que a sua persona deve ter. Ela é uma pessoa, fictícia, mas é uma pessoa, e você deve estruturá-la como tal.

Uma pessoa tem:

  • Um faixa de poder aquisitivo;
  • Um estilo de vida;
  • Interesses muito próprios;
  • Redes sociais que personaliza com o seu jeito;
  • Informações sociais (Nome, idade, sexo);
  • Gosto musical;
  • Gosto de literário;
  • Hobbies;
  • Quem os influencia;
  • Crença;
  • Orgulhos e Frustações.

Lembre-se, você está criando o cliente perfeito. Ele deve ser a cara do seu empreendimento.

Dica: Dê nome à persona. Fica muito mais fácil e agradável se referir a ela quando tem um nome. Durante a reunião, é mais fácil dizer: “Mas a Mariana iria gostar disso?” do que “A nossa persona se encaixa nesses padrões?”.

Ainda está com dificuldades perante sua criatividade? Pode ficar tranquilo, existe uma plataforma chamada O fantástico Gerador de Personas  que passo-a-passo te ajuda a desenvolver uma persona (até com foto própria) e te disponibiliza um .pdf com todas as informações que você preencheu.

Concluindo o texto com pessoas plaejando 

Conclusão

A persona é um passo muito importante no desenvolvimento do seu projeto. Perceba, é com ela que você dará os primeiros passos e irá começar o desenvolvimento efetivo do projeto.

Nada é rentável, se você só colocar dinheiro e nada vier em troca. Todo produto para ser vendido, precisa que alguém compre. Com a persona, você vai saber exatamente quem comprará.

Com este passo-a-passo ficou muito mais fácil de você entender para que ela existe, como ela passa a existir e como utilizá-la depois de viva.

Comece agora a criação da sua, entre em contato com nossos profissionais que eles irão te ajudar a dar o primeiro passo para construir com força e segurança sua persona te ajudando assim a vender mais.

Andrey Assunção

Andrey Assunção

Andrey Assunção em Make Vendas
Eu e todo o time da Make Vendas acreditamos que qualquer micro e pequena empresa pode alavancar suas vendas em alta velocidade com uso de ferramentas e métodos simples e de fácil aplicação, que contribuam para o crescimento do seu faturamento e geram riqueza de forma sustentável aos seus proprietários e colaboradores envolvidos, com o único objetivo de realizarem seus maiores sonhos.
Andrey Assunção