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O Youtube é conhecido como um canal de entretenimento visual, mas o alcance pode ser muito maior quando você quer. Supere as suas vendas com ele!

Então vai me dizer que você ainda não abriu o seu canal no YouTube? Não, mesmo?

Entendo, não é nada simples. Mas se você quer conquistar reconhecimento, atrair clientes e claro, vender seu produto ou negócio. A partir de hoje você precisa conhecer e aplicar as estratégias para vender no YouTube, cujo objetivo é possibilitar a publicação e o compartilhamento de vídeos e incentivar a interatividade com o público.

Mas, eu tenho que te avisar: o Youtube não é uma rede social que gere resultados instantâneos. Como qualquer outra ação para gerar aumento de vendas, ele precisa de dedicação. Certo? Ok!

Bom, gravar vídeos é uma forma de você gerar valor para seu produto ou serviço. É uma forma diferente de divulgar o que você vende, quebrar objeções, posicionar sua marca, sua empresa ou mesmo você, de se tornar conhecido para muitas pessoas e de ser descoberto por muitas outras.

Imagina na hora que você está vendendo, você dizer a seu cliente: dá uma olhadinha no meu canal no YouTube que eu te dou muitas dicas a mais sobre como usar meu produto ou serviço. Ele vai ficar interessado, curioso para saber mais. E isso é um diferencial competitivo incrível que você vai ter.

Ou melhor ainda: O seu telefone tocar várias vezes ao dia, além da sua caixa de e-mail que não para de receber contato de clientes que viram seu vídeo no Youtube e querem comprar com você.

Isso é interessante para você? Acho que sim, hein!

Mas, como fazer um canal? Como fazer vídeos? Quais estratégias para vender?

Calma que eu vou te ajudar.

Como vender?

O objetivo do YouTube é entregar vídeos com conteúdo, principalmente vídeos de boa qualidade que não sejam muito longos.

(Apesar disso, existe uma frase bem conhecida entre quem produz vídeos para Youtube: “Não existe vídeo longo, existe vídeo chato “. Com o tempo você vai entender o que os SEUS clientes mais gostam).

E digo boa qualidade no sentido de conteúdo relevante para seu público, que realmente agregue informações e que corresponda às necessidades de quem está assistindo.

No começo, vale SIM não se preocupar com qualidade técnica ou edição de vídeo complexa. Isso é preocupação para DEPOIS.

O YouTube também permite colocar seu produto ou serviço em evidência para uma ampla gama de pessoas. E permite também estreitar o relacionamento com seu público através da interatividade.

Além disso, o YouTube é diretamente ligado ao site de buscas do Google, o que te permite ficar nas primeiras páginas de pesquisa do Google caso siga as estratégias corretas para postagens de seus vídeos. Ou seja, através do YouTube você pode ser mais visto, mais lembrado, mais procurado.

Show, né?!

Fazendo seu canal

Comece preenchendo tudo da forma mais completa possível o perfil, para dar o máximo de informações para as pessoas. Assim, você gera credibilidade para seu público, que vão confiar mais em você.

Tem uma parte chamada “Sobre”. É aqui que você se apresenta dizendo quem você é, o que você faz, que tipo de conteúdo você vai tratar nos vídeos, e o que as pessoas podem esperar de você.

Dessa forma, você já vai se direcionar especificamente para seu público-alvo, e vai ter uma audiência muito mais qualificada inscrita em seu canal.

E todas estas informações são importantes porque é a descrição que vai ficar disponível para todos que acessarem o YouTube. E o nome do seu canal é o que vai aparecer nas pesquisas e nas sugestões de canais.

Quando for definir o nome do seu canal, pense: para quem você quer gerar reconhecimento? Para o nome da sua empresa ou sua marca? Para seu próprio nome?

No seu canal também é importante você deixar links. São estes links que irão direcionar seu público para sua página, para seu site de vendas, página de contato, para páginas que você possa realmente oferecer seu produto ou serviço.

E não esqueça de colocar uma capa no seu canal. Coloque uma imagem de qualidade, que demonstre você e o que você vai tratar no seu canal. Dependendo do seu trabalho, pode ter um pouco de humor, algo mais descontraído, para atrair mais pessoas.

Produzindo vídeos para vender

Chegou a hora de fazer seu vídeo! Então, algumas estratégias são muito importantes nesta hora.

1 – Câmera

Você pode gravar usando seu celular (que deve estar na posição deitado) ou uma câmera. E independente do que for, não segure com suas próprias mãos, porque vai ficar tremida a imagem. Assim, use um apoio, um tripé ou o que quer se seja que mantenha o celular ou a câmera estável.

Sim, na maior parte dos casos, a câmera nos primeiros vídeos está em cima de uma gambiarra. Cuidado quando foi montar o seu apoio.

2 – Local

Grave em um lugar organizado, que não mostre bagunça. Seria bacana se no ambiente tivesse elementos que lembrassem seu produto ou serviço. E escolha um ambiente silencioso, para que não tenha ruídos no vídeo.

3 – Conteúdo

Grave um conteúdo realmente relevante para seu público, falando sobre os benefícios de seu produto ou serviço, dando dicas de utilização sobre ele, ou ainda tirando dúvidas e respondendo perguntas deixadas pela sua própria audiência.

Sinceramente, essa é a parte que você deve dar mais atenção.

Não pense tanto em qual câmera você vai precisar ou em qual editor de vídeos super poderoso você vai aprender ou no melhor cenário possível.

Esses fatores ajudam, mas o que vai fazer o vídeo conectar com o seu cliente é o conteúdo.

As pessoas assistem vídeos por 2 motivos

  1. Para aprender algo
  2. Para se divertir

O nosso objetivo é como vender no Youtube, certo? Pense comigo:

  • O que o seu cliente gostaria de aprender sobre o seu produto ou serviço?
  • Que dicas e sugestões você pode ensinar sobre o uso do seu produto ou serviço?

Podemos avaliar alguns exemplos para auxiliá-lo neste tópico.

  • Produtos ou serviços relacionados a churrasqueiras: Dicas sobre churrasco;
  • Produtos ou serviços relacionados a beleza: Dicas sobre roupas, moda, maquiagem;
  • Produtos ou serviços relacionados a alimentação, emagrecimento, cozinha: Dicas sobre culinária;

4 – Chamada para a ação

Faça uma chamada para a ação no final de seus vídeos, indicando o que você deseja que sua audiência faça. Segue alguns exemplos:

Clicar em algum link (indique onde está)
Inscrever-se no canal Dar um “joinha” Compartilhar Comentar

5 – Duração do vídeo

Os vídeos de 5 minutos seriam ideais.

Lembre-se: ninguém tem muito tempo hoje em dia, então você precisa ser específico e preciso em seus vídeos.

Ah… e seja sempre você mesmo! É isso que vai fazer toda a diferença no seu canal e nos seus vídeos. Não tente imitar alguém, não tente agir ou forçar um personagem. Seja você mesmo.

E agora, vou finalizar com a dica mais importante pra você para colocar tudo isso em prática

Bom, realizar um trabalho bem-sucedido através do YouTube demanda dedicação, tempo e conhecimento. Colocar tudo isso em prática na sua empresa é uma tarefa bastante trabalhosa, por isso eu e meu time podemos te ajudar muito!

Nosso trabalho inicia um pouco diferente da maneira convencional como as agências trabalham.

Antes de mais nada, queremos entender o seu negócio e saber se efetivamente você tem chances de ter bons resultados na internet.

Descobrimos isso através de uma consultoria entre meu time de especialistas em vendas online e você, onde conheceremos seu produto, seu mercado, seus diferenciais e analisaremos com os mais de 450 clientes que já atendemos e temos as métricas de performance.

Diante disso, muito provavelmente já teremos como comparar seus resultados com as ações que já fizemos e tiveram bons resultados, pois atuamos em diversos segmentos de mercado.

Isso reduz drasticamente a chance de dar errado sua campanha e te dá segurança de investir com quem já entende do seu negócio e do seu mercado.

Se você acredita que seu momento de atrair novos clientes e começar a vender todos os dias utilizando a internet, clique aqui e se cadastre para participar de uma de nossas consultorias.

Assim que abrir um horário na agenda do nosso time, entraremos em contato.

Andrey Assunção

Andrey Assunção

Andrey Assunção em Make Vendas
Eu e todo o time da Make Vendas acreditamos que qualquer micro e pequena empresa pode alavancar suas vendas em alta velocidade com uso de ferramentas e métodos simples e de fácil aplicação, que contribuam para o crescimento do seu faturamento e geram riqueza de forma sustentável aos seus proprietários e colaboradores envolvidos, com o único objetivo de realizarem seus maiores sonhos.
Andrey Assunção