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O que torna uma marca única? Quais são os passos que ajudam a construir uma empresa que chega a um patamar acima das marcas comuns? Tudo isso parece muito distante e até misterioso, mas hoje nós vamos desvendar quais são os passos essenciais que diversas marcas seguiram para que hoje elas possam receber, hoje, o status de única.  Eu preparei para você uma série de artigos com cases de sucesso e de como a história dessas empresas podem servir de inspiração para você. Todos os conceitos que eu vou te mostrar aqui podem ser aplicados no seu contexto, no seu negócio. Cada artigo abordará um tema que será exemplificado por uma empresa.

Nesse primeiro artigo, eu resolvi falar sobre a Starbucks, sua história e como hoje essa marca é reconhecida mundialmente. A Starbucks é um grande exemplo de tradução da palavra “Experiência”. A forma de envolver os clientes, no ambiente físico e até mesmo no online é um ótimo exemplo a ser seguido.   

Uma marca que sabe se diferenciar no mercado é a Starbucks. Ela surgiu em 1971 em Seattle, nos Estados Unidos com a missão de inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez. Mais do que uma missão a Starbucks criou um novo conceito que eles chamam de “terceiro lugar”, que fica entre a sua casa e trabalho, com um espaço aconchegante repleto de poltronas e sofás, música ambiente e wi-fi grátis. E esse espaço diferenciado desencadeia números impressionantes como: Nos últimos 27 anos, a média de crescimento é de 2 novas lojas por dia. Então chegamos ao ponto chave do nosso case de hoje: Posicionamento de marca. Pode parecer algo só para empresas gigantes mas esse conceito pode trazer muita relevância para sua empresa, em momentos de grande concorrência o que diferencia uma empresa de outra é o seu posicionamento. A missão da Starbucks é inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez. Porém mais do que uma simples frase, uma marca bem posicionada aplica sua missão em cada ponto do seu negócio.

E nós conseguimos notar a existência dessa missão nos seguintes aspectos:

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Infraestutura: “Nós acreditamos que uma cafeteria deve ser um lugar que promova conexão. Acreditamos que ela deve se encaixar perfeitamente em sua comunidade. E acreditamos que seu impacto ambiental deve ser o menor possível.” Essa é filosofia que norteia o conceito aplicado em cada loja da empresa.

#BoraAplicar: A pergunta que você, empresário deve se fazer nesse momento é: A infraestrutura da minha empresa reflete a minha missão de negócio? Ela me diferencia das concorrentes em quais aspectos? Será que o seu consumidor consegue reconhecer que determinado ambiente pertence à sua empresa mesmo que não esteja escrito o nome da sua marca?

Esses questionamentos não são válidos apenas para o ambiente físico, muito pelo contrário, a sua presença online deve ser tão marcante quanto a física. Ao entrar no seu site, como o seu cliente consegue enxergar o posicionamento da sua empresa? Dentre os diversos sites que existem do seu segmento, o que irá te diferenciar dos outros é a visão e missão que faz a sua empresa existir, porque isso é unicamente seu. Faça com que as pessoas reconheçam a sua empresa não apenas pelos produtos, mas pelo ideal pelo qual você decidiu criar um negócio. Utilizar isso a seu favor irá impactar diretamente na percepção dos seus consumidores, que facilmente saberão destacar você dentre tantas ofertas de produtos que eles recebem todos os dias.

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Personalização: “Desde o início, a Starbucks se propunha a ser um tipo de empresa diferente, que não apenas celebrava o café e sua rica tradição, mas também trazia um sentimento de conexão.” A Starbucks tem a prática escrever o nome do cliente no copo, ou seja você faz o seu pedido e ao invéz de esperar para por uma senha você será chamado pelo seu nome quando seu pedido estiver pronto. Essa é uma prática muito simples, mas que rompe com um paradigma no qual ao ser chamado pelo nome você se sente “em casa” aproximando assim o consumidor da marca. Isso agrega valor ao produto e imediatamente diferencia a empresa das concorrentes.

#BoraAplicar: Pode ser que na sua empresa não exista nada que precise de senha, porém você pode personalizar um email marketing, um cartão de agradecimento que você enviar juntamente com o seu produto. Tratar o seu cliente pelo nome é uma atitude muito simples , mas que faz toda a diferença na mente do consumidor.

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Embalagem: Outro aspecto que afetam diretamente as vendas da Starbucks são os copos, mais especificamente os RED CUPS. Em Novembro de 2004 a marca começou a substituir os famosos copos branco e verde por copos vermelhos, em comemoração as festas de final de ano. Essa ideia se tornou uma tradição para empresa e trouxe um grande aumento de vendas e visibilidade para a marca.

#BoraAplicar – Não precisamos entender esse exemplo apenas no quesito embalagem, vamos ampliar os horizontes e entender qual o sentido da mudança de cor de um simples copo. Mudar os copos para vermelho, rompe com a rotina do cliente e agrega mais um motivo para a compra. Quem não quer ter uma “nova” experiência com um produto que você já conhece? Por mais que seja apenas a cor da embalagem. Diante disso, o que você pode fazer para quebrar a rotina com o seu cliente? Muitas vezes uma mudança de sacola, em comemoração a algum período do ano, elementos novos no seu site que façam o seu consumidor prestar mais atenção em você. Olhe atentamente cada detalhe do seu negócio que você irá descobrir qual é o seu RED CUP.

Fidelização: A Starbucks tem um programa de fidelidade que permite ao cliente associado diversos benefícios como bebidas grátis, promoções exclusivas dentre outros. Quanto mais estrelas o cliente possui mais recompensas ele pode ganhar.

#BoraAplicar: O cartão fidelidade não é nenhuma novidade mas ele pode ganhar uma nova roupagem, uma cara mais digital. Seja por um aplicativo ou até mesmo com um cadastro no seu site. No momento de criação do seu programa de fidelidade pense sempre na mecânica que o cliente deve executar para ganhar os benefícios, que deve ser a mais clara e objetiva possível e os benefícios que você irá proporcionar ao seu consumidor. Exclusividade é um ótimo argumento para que que o seu cliente participe do seu programa pois ele se sente único e especial.

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Conteúdo: “Sempre foi e sempre será uma questão de qualidade. Somos apaixonados por obter os mais refinados grãos de café de maneira ética, fazer a torrefação deles com muito cuidado e melhorar a vida das pessoas que os cultivam. Nós nos preocupamos muito com tudo isso; nosso trabalho nunca termina.” O café, obviamente, é a paixão essencial da Starbucks. Mas como é possível compartilhar isso com os consumidores? No próprio site da marca você encontra diversas formas de preparo do café e também no canal do Youtube. A empresa se utiliza do seu  principal produto, o café, para oferecer um conteúdo de qualidade e mostrar suas vantagens e benefícios.

#BoraAplicar: Muitas pessoas têm dúvidas quanto qual conteúdo deve utilizar na internet, nas redes sociais e outras questionam se é mesmo necessário fazê-los. O seu conteúdo é um outro aspecto para te diferenciar dos seus concorrentes, pois agrega valor ao produto e você tem a oportunidade de oferecê-lo de uma forma atrativa. Encontre a linha de conteúdo certa e aplique com vídeo com dicas, textos no seu site. Diversos são os formatos para exposição de um conteúdo de qualidade e eles impactam diretamente nas suas vendas.

Esse foi o nosso primeiro #BoraAplicar e nós queremos ouvir você, empresário e empreendedor. Têm alguma sugestão ou dúvida? Então deixe o seu comentário aqui, no final desta página!

Mas se você ainda estiver com uma dúvida muito grande sobre todo o trabalho e mercado de atuação da sua empresa e acha que precisa de um Atendimento mais Especializado, nós da Make estamos disponibilizando a nossa equipe de Especialistas para você tirar todas as suas dúvidas de como a utilizar ferramentas online para acelerar suas vendas. Clique aqui e agende agora um horário.

Até a próxima e #BoraAplicar!