Compartilhar
image_pdfFazer download do artigo

Na última semana falamos Como atrair mais clientes para o seu negócio e hoje vamos falar de quais ferramentar usar nas redes sociais para impactar esses possíveis usuários!

Não sabe ainda de qual ferramenta estamos falando? Dica: está nas suas mãos e você tem acesso diário. Já sabe? Sim, as redes sociais!

Os anúncios dentro de plataformas como Facebook e Instagram são canais de marketing focados em atrair usuários segmentados para o seu produto ou serviço e também para potencializar as ações de comunicação do seu negócio.

Lembrete: a mídia paga ajuda a melhorar também o desempenho orgânico das suas publicações.

A regra de ouro para ter sucesso nessa estratégia é respeitar as particularidades das redes sociais. Trabalhar com campanhas genéricas fará com que o resultado seja insatisfatório: o comportamento e a linguagem muda em cada plataforma, então o seu anúncio também precisa mudar.

Passo 1: Objetivos e Campanha

Antes de pensar na divulgação, lembre-se de traçar os objetivos que melhor atendem a necessidade do seu negócio no momento:

Conscientização

Se você está iniciando um negócio, é preciso conscientizar o público sobre a sua marca, mostrar o seu produto ou serviço, além de impacta-lo nesse primeiro contato. Funciona também para quem precisa ampliar o alcance da sua comunicação e até expandir os locais onde a empresa atua.

Para o consumidor a sua mensagem deve chegar como “um problema que ele tem e precisa ser resolvido” e você está ali para ajudá-lo. Vamos usar o exemplo de uma empresa de Vitaminas em Cápsulas: lembre o leitor que a quantidade e vitamina D do corpo cai durante o inverno, mas isso pode ser revertido com o uso contínuo do produto Vitamina D em Cápsula.

Consideração

Se a sua marca já é relativamente conhecida na internet, mas não tem apresentado bons resultados de métricas e engajamentos, você precisa mostrar todos os seus pontos positivos e porque é o melhor do mercado: preço, atendimento (respostas rápidas nos canais de comunicação), diferenciais em relação aos concorrentes (landing pages são ótimas para isso), condições de pagamento, entre outros.  

Dica: É importante que quem cuide dos perfis saiba compartilhar conteúdos e provocar discussões saudáveis sobre os temas de interesse do seu público. É uma forma de interação poderosa entre cliente e público e muito rara de se conseguir.

Conversão

Suas redes sociais estão com engajamento, o número de seguidores e comentários não para de subir, mas as vendas ainda não melhoraram? Você precisa melhorar a resposta do público com as suas CTAs (os famosos Call to Actions, aqueles botões de ˜Saiba Mais˜, “Acesse” ou “Clique”).

Esse objetivo serve não só para a venda de produto ou serviço, mas também para cadastros, downloads e compartilhamentos.

Para qualquer objetivo escolhido o caminho é um: quanto mais segmentado, melhor. Defina o seu público e onde ele está, mesmo que a resposta da sua campanha seja menor, ela será mais eficiente em performance, o tal do custo benefício.

Tome cuidado para não cair em uma das maiores armadilhas do Marketing Digital, achar que pode atingir todos os objetivos ao mesmo tempo. Tenha paciência e procure uma equipe que possa te ajudar a elaborar diversas campanhas no tempo certo!

Passo 2: Hora de se planejar

O Objetivo já foi traçado, então é hora de programar o conteúdo.

É importante analisar e entender qual plataforma o seu negócio tem melhor audiência e engajamento, no caso de quem está começando é preciso avaliar qual rede social o seu público tem mais afinidade, vale até fazer uma pesquisa de mercado e entender como os seus concorrentes têm trabalhado.

Para o conteúdo, faça um cronograma de postagens, com assuntos relevantes para o seu público. Quanto mais informações conseguir reunir, melhor será o engajamento e a análise que precisa ser feita antes de pensar no planejamento de investimento.

Passo 3: As redes sociais e suas ferramentas

Chegou a hora de entender melhor as Redes Sociais e qual vai atender melhor às necessidades do seu negócio. Vamos falar falar das duas maiores plataformas ativas no Brasil.

Pesquisa feita pela Rock Content, mostra porcentual de pessoas que usam cada Rede Social (a cada 1.000 usuários).
Pesquisa feita pela Rock Content, mostra porcentual de pessoas que usam cada Rede Social (a cada 1.000 usuários).

 

Facebook

O local mais democrático da internet hoje é o Facebook. São mais de 100 milhões de usuários só no Brasil e há público de praticamente todas as idades e classes sociais.

A facilidade em usar a plataforma vai desde o uso comum, até a hora de montar a Campanha, o sistema de gerenciamento de anúncio é bem intuitivo, você só precisa ter o objetivo bem traçado para escolher qual a finalidade:

  • Impulsionar publicação do Facebook ou Instagram
  • Obter mais cadastros
  • Promover o seu botão de “Enviar mensagem”
  • Cliques ou conversões no site
  • instalação de aplicativos
  • Promover local fixo

Para não errar, considere em qual estágio a sua marca está na jornada de compra daquele cliente: conscientização, consideração ou conversão.

Tipos de anúncios

O importante dentro dos anúncios é investir nos CTAs, sempre pensando em alguma forma do usuário entrar na sua base de contatos, seja por cadastro, mensagem, curtida e até já investindo na conversão.

Exemplo de anúncio para promover página no Facebook.
Exemplo de anúncio para promover página no Facebook.

Você tem 6 formatos de opção para aparecer para as pessoas:

  • Foto
  • Vídeo e Apresentação Multimídia
  • Carrossel (para exibir diversas imagens e detalhes do produto)
  • Coleção (Facilita a descoberta, navegação e compra de produtos e serviços diretamente do dispositivo móvel e de forma visual).
  • Messenger

Como fazer

Acesse o gerenciador de anúncios e coloque em prática o que conversamos acima.

Mas, sem dúvida, contar com uma equipe de Marketing Digital faria o seu investimento render além do esperado. São profissionais que sabem como valorizar a imagem da sua empresa e aumentar a confiança do público-alvo, além da qualidade do material entregue para a divulgação da sua marca: criatividade e profissionalismo

Instagram

O Instagram funciona muito bem para a divulgação de marcas, especialmente as direcionadas para o consumidor final. Ações B2C (business-to-consumer) são perfeitas nessa plataforma, ou seja o negócio direto entre empresa e cliente.

Se você tiver dúvida sobre o poder do Instagram, anota aí: em 2018 a rede alcançou a marca de 1 bilhão de usuários!

Em junho de 2018 a plataforma bateu o número de 1 bilhão de usuários pelo mundo.
Em junho de 2018 a plataforma bateu o número de 1 bilhão de usuários pelo mundo.

Anúncios

Os anúncios no Instagram utilizam as mesmas ferramentas e premissas do Facebook (as plataformas são integradas e pertencem à mesma companhia). Inclusive, você nem precisa ter um perfil no Instagram para poder anunciar por lá, você pode fazer isso diretamente da sua conta no Facebook e encaminhar os usuários para a própria página ou para o seu site.

Tipos de anúncios

Você pode escolher entre 5 formatos possíveis de anúncio:

  • Carrossel
  • Imagem Única
  • Vídeo Único
  • Apresentação multimídia (não disponível para Stories)
  • Coleção (não disponível para Stories)
Exemplo de como os anúncios aparecem para os usuários no Instagram
Exemplo de como os anúncios aparecem para os usuários no Instagram

Lembre-se sempre que para o Instagram é uma rede que prioriza a imagem, então a atenção com a produção da foto deve ser redobrada. Quanto a textos, a recomendação é que os não ultrapassem 20% da área do anúncio.

Anúncio da Make Vendas dentro do Instagram.
Anúncio da Make Vendas dentro do Instagram.

Passo 4: Investimentos

Ambas as plataformas funcionam no mesmo esquema de gerenciamento.

O orçamento é a quantia de dinheiro que você deseja gastar para veicular o anúncio, também funciona como uma ferramenta de controle de custos.

As opções são flexíveis, você pode definir seu orçamento por anúncios ou por campanha e também dividir entre consumo diário ou vitalício.

  • Orçamentos diários: o valor médio que você está disposto a gastar todos os dias.
  • Orçamentos vitalícios: o valor que você está disposto a gastar ao longo de todo o tempo de execução do seu conjunto de anúncios ou campanha.

Parece fácil e rápido né? Mas nós ainda te aconselhamos a conversar com os nossos especialistas e entender a diferença de ter uma equipe responsável pela sua campanha.

As ferramentas que usamos e o conhecimento dos profissionais valorizam a sua divulgação e a chance de sucesso é infinitamente maior!

Fale com a nossa equipe e melhore o investimento nas suas redes sociais!