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Você precisa encontrar o caminho certo que faça o seu negócio vender. Por isso temos 10 estratégias que você deve, no mínimo, testar e correr pro sucesso!
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1- Explique o que você quer em poucas palavras

Essa é uma atitude que pode ser difícil de você se acostumar, ainda mais se você elabora grandes histórias para fazer algumas vendas.

Não adianta, você precisa transmitir o que deseja em poucas palavras para economizar tempo e energia, caso você note que o cliente tem interesse em saber mais informações, ai sim, você aplica tempo para desenvolver mais os assuntos.

Você ganhará muitos pontos sendo simples, claro e objetivo com seu cliente.

2- Desperte a emoção no seu cliente

Então, você precisa, necessariamente, mexer com o público para que sua venda dê certo. E aqui existem várias maneiras de você conseguir isso. Por exemplo, você pode contar a sua jornada, ainda mais se for parecida com a dos seus clientes, para criar empatia e aí o terreno fica melhor para a conversão futura.

Só que existe uma técnica chamada: os gatilhos mentais ou, atalhos mentais.

E o que são esses gatilhos mentais? Basicamente, eles são mecanismos cerebrais que tem o objetivo de tornar mais rápido processo de decisão do seu cliente.

Existem muitos gatilhos mentais que são estudados e usados a todo instante.

Resumidamente, separei alguns para você entender:

Reciprocidade – é a tendência de retribuir favores (uma troca).

  • Coerência – quando você se propõe a pagar por algo se o cliente não gostar.
  • Prova Social – é uma tendência que segue o comportamento de outras pessoas.
  • Autoridade – é outro gatilho porque nos faz confiar naqueles mais “experientes”.
  • Escassez – mostra que tudo é que raro ou está acabando é valioso.

Essas são algumas ideias de gatilhos mentais que fazem com que nossos públicos comecem a agir de forma mais automática, mais emotiva.

3- DEFINA SEU ALVO

Conhecer seu cliente é fundamental para ter sucesso na estratégia de vendas. Saiba que você não vai fazer negócios com todas as pessoas que existem. As pessoas não são iguais, e usar a mesma abordagem com todas simplesmente não vai funcionar. Depois de ter o mercado definido, crie uma lista de possíveis clientes. Mapeie idade, sexo, interesses, tudo o que conseguir. Esta lista deve ser grande o suficiente para dar-lhe a oportunidade de realmente se aprofundar e repetir o processo algumas vezes. Assim que tiver entendido o perfil dos seus clientes, defina a melhor forma de tratamento para cada um deles.

4- DEFINA MÉTODOS

Você precisa definir quais serão seus principais métodos. Tipo, Como você entrará em contato com os seus clientes? Será através de e-mail? Por telefone, ou através do envio de correspondências postais? Melhor ainda: Qual o melhor meio de entrar em contato com cada tipo de cliente?

Se tiver dificuldade, experimente fazer uma lista de todas as abordagens possíveis. Se quiser avançar ainda mais, elabore um fluxograma. Lembre-se de deixar tudo bem organizado e de fácil entendimento. Os métodos devem servir para facilitar, e não dificultar.

Muitas empresas usam todos esses métodos e muito mais em sua busca para encontrar um potencial cliente face-a-face e criar um relacionamento com ele. Quando essa relação é bem estabelecida, as chances de fidelizar o cliente são muito maiores.

5- ANALISE O SEU TERRITÓRIO

Em sua estratégia de vendas, você deve definir o seu mercado geograficamente para começar.

Pode ser um mercado com atuação apenas em um ou mais bairros, pode ser na cidade inteira, ou até mesmo em todo o território nacional.

O importante é você ter em mente onde seus esforços devem se focar. Às vezes, definir locais mais específicos farão com que sua venda seja muito mais voltada para o cliente, aumentando assim as chances de sucesso.

6- CRIE UM SENSO DE URGÊNCIA

Oportunidade única! Defina um prazo para fechar o negócio, um incentivo para efetuar uma ação, faça o cliente sentir que as vantagens que você oferece não estarão disponíveis a qualquer tempo.

Isso não significa apressar o cliente nem fazer “terrorismo” para que compre logo, significa simplesmente tentar dar-lhe um pouco de razão extra para tomar a decisão, mostrando que o seu produto ou serviço é a escolha certa para ele naquele momento.

Sempre existirão emoções de ambos os lados em uma venda, e às vezes basta um sentimento de urgência para fechar o negócio.

7- CONHEÇA A SUA CONCORRÊNCIA

Tente encontrar algo relevante que a concorrência não está fazendo. Muitas vezes, este é o maior ponto de venda que você poderá obter, e isso não deve ser ignorado na hora da negociação.

Qualquer estratégia de boas vendas é construída com a competição em mente. Uma dica legal é saber o que funciona para a concorrência e melhorá-la através da oferta de um produto similar a preços mais baixos ou comercialização de um produto semelhante, porém melhor e muito mais relevante. Independente do que for, você precisa encontrar onde seu produto é mais vantajoso para o cliente, e precisa ser algo de valor.

Determine o que separa o seu produto da concorrência. Para conseguir vender a seus clientes, seus representantes de vendas precisam saber por que os clientes devem comprar de você, qual a principal diferenciação do produto.

Desenvolva uma mensagem de vendas que enfatiza os benefícios de seu produto em relação à concorrência e ofereça um argumento convincente explicando por que seu produto é melhor e deve ser o único que seus clientes devem escolher.

8- ANALISE AS TENDÊNCIAS DO MERCADO

Nesse caso a dica é: sempre tenha algumas cartas na manga pra agir rápido e se manter na frente da concorrência.

Ocasionalmente, os produtos saem de moda e precisam ser atualizados ou substituídos. Em outros casos, a economia vai determinar o quanto o consumidor está disposto a gastar em um determinado produto.

Entender esses tipos de tendências é um grande fator no desenvolvimento de uma estratégia de vendas. A melhor estratégia de vendas é se preparar com antecedência para quando os produtos se tornarem menos populares ou quando os mercados estiverem favoráveis.

Estude sempre essas tendências, use uma estratégia mais agressiva para quando seu produto estiver no topo para assim conseguir o maior retorno possível. Quando o mercado estiver desfavorável, busque maneiras de diferenciar a venda ou oferecer algo a mais que agregue valor para o cliente, e faça-o perceber que ainda vale a pena investir na sua oferta.

O mercado está sempre se renovando, e pode ser que você tenha um período de baixa até a empresa lançar novos produtos.

9- CRIE METAS DE VENDAS

Mas crie e deseje objetivos grandes, por exemplo: fazer a maior venda total da história da empresa. Isso faz com que todos vejam uma motivação maior para trabalhar em equipe e ajudar uns aos outros.

Na estratégia de vendas, as metas devem ser específicas e mensuráveis, e não algo inalcançável. Metas desafiadoras, difíceis, mas que estão na medida do possível irão motivar a equipe de vendas a alcança-la. No entanto, metas fora da realidade farão com que seus vendedores simplesmente desistam de alcança-la antes mesmo de tentar.

Baseie-se sobre a natureza de seu produto e tente dividi-los em partes gerenciáveis para ter uma noção melhor de como medir e encontrar os melhores limites.

10- FAÇA PROSPECÇÃO

Inicie o processo de prospecção do território de vendas para encontrar clientes interessados. Tente alcançar todo o seu público-alvo para determinar quem está interessado em seu produto. Aqui o importante é contatar o cliente.

Como você já tem o público-alvo definido, faça uma prospecção segmentada para fazer com que seu investimento seja ainda mais eficiente.

Nessas prospecções, procure coletar o máximo possível de informações do seu cliente que possam, de alguma forma, serem relacionadas com o seu produto. Dessa forma, você pode classificá-los por mais ou menos interessados e atuar com diferentes formas de abordagem para aumentar a sua taxa de sucesso.

Note que hoje, a abordagem de venda está cada vez mais personalizada. Na estratégia de vendas, conseguir chegar ao ponto de conhecer cada cliente te dá uma vantagem competitiva excelente à frente da concorrência.

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Eu e o meu time de especialistas em vendas, estamos prontos para te ajudar, queremos conhecer o seu negócio, produto ou serviço. Vamos ALAVANCAR as vendas do seu negócio. Tudo isso porque apresentamos planos de ações eficientes e que promovem campanhas direcionadas e segmentadas para o seu público-alvo. Vender mais e ganhar novos clientes todos os dias será uma consequência natural após colocar essas estratégias matadoras de vendas em prática. Afinal, conhecimento é fundamental para o sucesso.

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