Compartilhar
image_pdfFazer download do artigo

O ano pode começar depois do carnaval para alguns, mas não no mundo do marketing e nem para um bom empreendedor.

O que pode ser ruim na teoria – 4 dias de feriado = 4 dias de clientes offline, você pode transformar em lucro! E nós vamos te dar algumas dicas de como o seu negócio pode aproveitar a folia também!

Preparado, folião?

Para começar, não é porque o seu produto ou serviço não tem relação com o carnaval que a sua marca deve sumir nesses dias. Marcar presença é importante em todas as ocasiões, então entre em um dos bloquinhos a seguir:

1. Bloco “Vamo Engajar”

Independe do seu público, um cliente sempre gosta de se sentir ouvido e importante.

Aproveite esses dias mais tranquilos para usar uma linguagem mais informal e descontraída.

Vale o “vamos pular carnaval juntos?” e até o “vamos fugir do carnaval juntos?”, entenda as preferências do seu público-alvo e mostre a ele que a sua marca o acompanha em qualquer ocasião!

Se você for dono de um restaurante, pode fazer um roteiro de blocos que irão rolar pela cidade e com uma parada estratégica no seu estabelecimento. Se o seu negócio for de beleza, pode aproveitar a deixa para as pessoas ficarem muito mais bonitas e produzidas nas festas.

Aqui na Make, nós sabemos que o nosso cliente é empreendedor e gosta de crescer a cada momento “livre”, então separamos alguns títulos que podem inspirar e ensinar muito o negócio de cada um, confere aí:

Carnaval Make Vendas

@makeaceleradordevendas

Você é do tipo de pessoa que gosta de pular Carnaval ou de pular O carnaval? 😎

Em todo caso, vamos trocar algumas dicas de livros que todo empreendedor deve ler e quem quiser, aproveita o feriado para colocar a leitura em dia, combinado?

  1. Dobre seus Lucros (Bob Fifer): como reduzir desperdícios e ganhar mais dinheiro enquanto mantém o ânimo e o dinamismo de uma empresa.
  1. O poder do Hábito (Charles Duhigg): aprender sobre os hábitos do consumidor é a grande sacada do empreendedorismo, mude o seu olhar!
  1. De zero a um (Peter Thiel): Quer entender mais sobre inovação? Este é um livro referência para quem trabalha com startups e também para empreendedores que buscam caminhos diferentes na hora de criar estratégias.
  1. Pense simples (Gustavo Caetano): Alguém que já foi eleito pelo MIT um dos empreendedores mais brilhantes do mundo com menos de 35 anos e já foi considerado pela Business Insider como o Mark Zuckerberg brasileiro, deve ter muita coisa a dizer para nós!
  1. A Startup Enxuta (Eric Ries): uma obra bastante conhecida pelos empreendedores para a hora do aperto do orçamento. Um verdadeiro guia para aqueles que enxergaram novas oportunidades e precisam trabalhá-las com recursos limitados.

Você tem mais alguma dica para dividir aqui? 📖

Os nossos especialistas têm inúmeras listas com muito conteúdo a ser implementado dentro da sua empresa! Manda um inbox para conversar com eles! 📲

#MakeVendas

Esse é um dos nossos modelos de post do Instagram!

Você também pode usar e abusar do formato quiz: que tipo de folião você é? Qual a melhor fantasia para o seu carnaval? Qual a cidade tem mais sua cara? Esse tipo de conteúdo engaja e viraliza muito nas redes sociais.

2. Bloco do “Vem que tem, Marketing”

Sempre vai ter quem é louco por Carnaval e por algum motivo teve que ficar em casa. Vale a pena ter uma ação específica para quem estará ligado nas redes sociais para ficar por dentro de tudo e ainda por cima aproveitar uma promoção relâmpago.

Não deixe de usar códigos promocionais específicos e promoções nas lojas físicas para avaliar o retorno dessas ações. Quem sabe você descobre um nicho de mercado neste período.

3. Bloco do “Tô investindo em você”

Falamos sempre da importância de saber o seu público alvo e por quais canais ele se comunica com a sua empresa.
Em feriados assim é importantíssima essa informação para saber qual assunto ele está acompanhando, se é o Facebook e seus memes, o Instagram e fotos bonitas, o Twitter e notícias – hoje por exemplo, muita gente está antenada com o  Meme do “com licença senhor”

Com licença, Senhor

Além de usar o conteúdo que está em alta, você precisa saber qual rede vale mais a pena impulsionar para atrair clientes!

Não se esqueça se segmentar seus anúncios pela geolocalização, assim será possível afunilar e impactar somente os consumidores específicos que estão curtindo a folia – ou fugindo dela.

Contextualizar o anúncio com as atividades do consumidor é essencial, isso faz toda a diferença para que a pessoa se identifique com a campanha. Por isso, adapte os anúncios por região e cultura do local.

4. Bloco do “Cuidado folião”

Novamente aparece o cliente que adora se sentir único. Para oferecer essa sensação a ele, você não precisa vender o seu produto 24h por dia/ 7 vezes por semana. Mostre que ele é importante pra você de qualquer maneira e assim você já pode colher futuros clientes para a sua marca também.

Pequenos vídeos e fotos alertando aos cuidados do feriado costumam ter muitos compartilhamentos e a sua empresa passa a ter mais conexão afetiva!

Alguns temas que você pode abordar:

  • Carnaval sem assédio;
  • “Se beber não dirija”;
  • Não à violência;
  • Cuidado com a rede elétrica;
  • Inclusão social.

5. Bloco do “Olha o e-mail”

Envie e-mail marketing para o seu cliente. Dispare toda a informação que você tem para o feriado: promoções, horário de funcionamento (se não for abrir, fale disso com o cliente e deseje um bom feriado!). Crie um senso de oportunidade e também use uma boa ferramenta de disparo para que os seus e-mails não virem spam!

6. Bloco do “Make Vendas”

Aproveite esse feriado para estudar sobre Marketing Digital e todos os benefícios que implementá-lo na sua empresa pode trazer!

Depois disso leia o nosso conteúdo no blog e o formato de trabalho da Make vendas.

Se restar qualquer dúvida ou você ainda não estiver certo de que é a opção certa para o seu negócio, agende uma consultoria e os nossos especialistas vão te mostrar passo-a-passo como o seu negócio pode se renovar com as nossas estratégias e ferramentas.

A começar pelo próximo feriado, já pensou em realizar uma ação e criar uma página de captura segmentada, que atraia clientes qualificados para o seu negócio? Fala aqui com a gente!

QUERO ATRAIR MAIS CLIENTES

Ah, e depois conte para nós se seguiu as nossas dicas e se O relacionamento com o cliente foi além de uma breve história de Carnaval!