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Todos nós já estamos cansados de ouvir falar da crise, e muito mais do que um discurso os seus efeitos são cada dia mais visíveis. Porém cabe a você, empreendedor, manter a motivação e foco no objetivo de fazer o seu negócio crescer cada dia mais. E foi pensando neste cenário que você provavelmente está passando, que eu trouxe algumas dicas que você pode começar a aplicar hoje e superar de vez esse momento de crise.

Para o ponto de partida dessa mudança vamos começar avaliando o seu produto:

1. Avalie o seu produto

 

Coca Cola cans are seen at a concession inside the Dunas arena soccer stadium in Natal in this file photograph dated June 12 , 2014. British Prime Minister David Cameron is against imposing a tax on sugar as a means to tackle childhood obesity, his spokesman said on October 22, 2015, rejecting the arguments of a high-profile campaign for a levy on sugary food and drinks. REUTERS/Dylan Martinez/files

Segundo o jornal o Estado de São Paulo, no ano de 2015 houve um crescimento de 13,1% de lançamento de novas embalagens de produtos. Refrigerantes em versões maiores e menores estão em alta. Como esta informação pode atingir o seu negócio?

Em tempos de crise o consumidor está em busca de embalagens menores, para que ele continue comprando ou embalagens maiores com as quais o cliente leva mais por menos. Talvez esse seja o momento de avaliar todos os pontos do seu produto, seguindo o exemplo dos refrigerantes, a Coca Cola entendeu muito bem o mercado atual e descobriu a forma certa de vender o seu produto.

Vamos aplicar essa mesma essência no seu negócio

Questione as quantidades que você oferece ao seu cliente, talvez seja o momento de ofertar uma quantidade diferente ou até mesmo versões maiores, com preços mais competitivos.

Por exemplo uma papelaria online comercializa uma caixa com 12 canetas, nesse caso ela pode oferecer aos seus clientes opções com 2,3 ou até mesmo canetas individuais.

Outra solução muito válida são são os combos, uma maior quantidade de produtos por um preço atraente. Essa ideia é muito utilizada por algumas marcas como a Kanui e a Dafiti:

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2. Encontre o seu verdadeiro cliente

Quando falamos sobre o ambiente da internet, nós temos uma imensa variedade de pessoas, com interesses e preferências diferentes. Dentre todas as pessoas que acessam todos os dias a internet, quem realmente é o seu cliente? Ou pode se interessar pelo seu produto?

Pense comigo…

Você é intensamente impactado por diversos anúncios todos os dias. Quais despertam o seu interesse? Descobrir quem é o seu verdadeiro cliente e ofertar o seu produto à ele é de extrema importância para o sucesso do seu negócio. E é nesta tarefa que nós da Make podemos te ajudar. Com o desenvolvimento de campanhas adequadas ao seu negócio e com uma segmentação de público assertiva você poderá oferecer o seu produto para a pessoa certa. Clique aqui e agende agora um horário com um de nossos Gerentes de Negócios e descubra, nesta mesma ligação, como é possível você aumentar as vendas da sua empresa através do Facebook, Instagram e Google.

3. Comunique o seu produto

Como o seu cliente fica sabendo da existência da sua empresa? Essa a primeira pergunta que você precisa fazer a si mesmo. Pois sem ser visto os seu produto não serão comprados.

A segunda pergunta é: os meios de comunicação que você utiliza são os mais assertivos? Essa é uma análise muito importante para que você consiga impulsionar suas vendas. Além disso faça uma avaliação do como está a comunicação do seu produto, você tem divulgado os benefícios que mostram a verdadeira essência da sua empresa? Como você tem mostrado o seu produto para as pessoas? São muitas perguntas, eu sei… Mas são realmente necessárias.

Lembre-se sempre que as mudanças acontecem a partir de questionamentos, se você não os fizer , não há ninguém que os fará por você.

4. Encante e fidelize o seu cliente

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Qual foi a melhor experiência de compra que você já teve? Com certeza você saberia me contar todos os detalhes. É exatamente isso que fará com que seu cliente volte sempre a comprar com você, a experiência de compra que ele teve com a sua empresa.

Em momentos de crise a escolha de um produto se torna cada vez mais precisa e cautelosa. Então supere qualquer expectativa que o seu cliente possa ter com a sua empresa. Desde o atendimento até como será o envio do pedido, são grandes oportunidades de encantar e tornar seu cliente em fã da sua marca.

Um ótimo exemplo de como encantar o cliente e transformá-lo em fã da sua marca é a empresa Zappos. A Zappos é uma varejista de moda online, que foi vendida para a Amazon em 2009, que é especialista no atendimento ao cliente.

A base da empresa é criar um contato pessoal e emocional com os clientes, por isso os atendentes são orientados a desenvolver um verdadeiro relacionamento profundo com as pessoas que ligam para a central. Assim, a empresa consegue conhecer os seus clientes e enviar “mimos”, como flores aos que irão casar. Olha que incrível essa ideia…

Para que esse relacionamento entre o atendente e o cliente seja real, os atendentes não são avaliados por tempo de chamada e sim pela satisfação do consumidor. Um dos casos incomuns que aconteceu com a Zappo foi um cliente que ligou para a central às 2 horas da manhã perguntando onde teria uma pizzaria aberta perto da casa dele. Muito improvável e não tem nada a ver com a empresa, certo? Na verdade foi uma oportunidade de fidelizar para sempre essa pessoa. O atendente rastreou a localização da chamada e indicou a pizzaria mais próxima.  

Diversas são as oportunidades que você deve aproveitar para que o seu cliente continue sempre comprando com você. Clicando aqui você encontrará um artigo só sobre as técnicas que você pode aplicar na sua empresa para fidelizar o cliente. Recomendo a leitura 😉

Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida? Comece hoje a driblar a crise e as dificuldades do mercado através do verdadeiro Marketing Digital. Convido você a clicar aqui e agendar um horário gratuitamente com um de nossos Gerentes de Negócios!

Um abraço e boas vendas!