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Não tem um único dia na vida do empreendedor que passe ileso da concorrência, não é verdade?  

Dentro do mercado temos que lidar com a concorrência direta, onde os concorrentes oferecem os mesmos produtos ou serviços que você e a concorrência indireta, no caso da venda de ofertas semelhantes.

E para driblar esse cenário é preciso primeiramente entender o mercado, assim é possível avaliar e distinguir os diferentes aspectos que formam o comércio, assim você pode enxergar melhor o seu próprio negócio e superar a concorrência.

Não parece difícil, mas vamos lá olhar!

Ingrediente especial

Se engana quem pensa que a concorrência é um lado negativo de empreender. Na maioria das vezes o poder dos concorrentes é o que leva uma empresa ao sucesso…levando em consideração que a maioria dos donos procuram inovar e se modernizar apenas quando são ameaçados pelo mercado.

Mas chega de tanto falar, e vamos ao ponto: pegue o seu caderno e anote as 11 dicas para você se destacar dentro do seu segmento e um segredinho, não tão secreto:

1. Saia na frente

Acabamos de falar sobre isso, mas nunca é demais: fique de olho no seu concorrente. Um empresário acomodado e que deixa de implementar novas práticas dentro da empresa acaba perdendo seus clientes.

2. Pesquise a sua área

Nunca deixa de se modernizar e procurar novas formas de interação com o seu público, incluindo ferramentas e plataformas para o seu negócio.

Além disso, estude concorrentes que atuem em mercados mais maduros e busque diferenciais que ainda não estejam disponíveis no mercado local. Procurar referências internacionais é sempre uma ótima opção!

Pesquise também assuntos além da sua área, não deixe NUNCA de ter contato diário com o mundo externo, notícias, novidades, entre outros. É preciso treinar o seu olhar empreendedor frequentemente – para quem já é do ramo sabe que em todo lugar há uma oportunidade, não deixe de buscá-la sempre.

3. Reagindo no pós-Venda

Uma boa experiência de compra é essencial para se diferenciar, no pós-vendas esse momento pode ser traumático ou o parte do sonho de todo consumidor.

Diversas experiências de compra não otimizadas, podem ser compensadas no momento do atendimento pós-venda, seja na troca, devolução do produto ou até mesmo nos agrados de retratação, brindes e vouchers são sempre bem-vindos!

Lembre-se que as redes sociais devem ser nossas aliadas e nessa hora elas são muito valorizadas. Aparecer como uma empresa que se retrata dos erros ou que tem comunicação fácil com o cliente, aumenta a preferência do público pela sua marca.

4. Agir na hora certa

Parece uma dica banal, mas infelizmente ela dificilmente é levada ao pé da letra. É necessário agir nos pontos fracos da concorrência e lançar produtos mais rápido.

Sua equipe precisa estar antenada nos lançamentos de outras empresas e também estar preparada para a tomada de decisões de imediato.

Mas tome cuidado na hora de monitorar a concorrência e também com as ideias copiadas, um trabalho mal feito pode fazer o seu negócio andar para trás.

5. Inovar, inovar, inovar

Esse deve ser o seu mantra a partir de agora.

Inovar é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Ainda mais nos dias de hoje em que uma novidade perde o timing rapidamente.

O diferencial deve estar em como aplicar informações sobre o cliente e a concorrência para gerar inovação como vantagem competitiva sustentável. Pense em como pode atrair e fidelizar clientes nos tipos de abordagem, ferramentas, CTA (Call-to-Action), promoções, entre outros.

6.  Transparência é a durabilidade do negócio

Aquela frase de mãe “não brigue na rua, você não sabe quem está do outro lado”, cabe perfeitamente para o mundo online também.

Assim que nos colocamos a disposição de um cliente, não sabemos o quanto de informação ele possui, quem o conhece, nada…

Portanto seja sempre sincero em relação ao seu produto ou serviço. Ofereça provas sociais, gráficos…tudo o que possa garantir a confiabilidade do possível cliente.

7. Produtos diferenciados

Nós da Make entendemos a dificuldade dos nossos clientes em variar as opções apresentadas, sabemos que o processo vai muito além da criação. Mas lembre-se, se a sua hamburgueria não servir uma opção vegetariana, outro concorrente irá servir e conquistar o cliente que poderia ser seu, por exemplo.

Sempre haverá alguém a frente com novidades, seja esse alguém!

Vale a pena parar a sua equipe para uma reunião e alinhar que diferenciais é possível apresentar para o mercado.

8. Equipe participativa

Quem está em contato diariamente com o público-alvo da sua empresa? Os vendedores, atendentes, recepcionistas, até o estagiário assistente, então deixe que eles falem!

É importante ouvir as ideias e mudanças propostas de quem coloca a mão na massa diariamente. Incentive todos a terem uma postura empreendedora e criativa. Faça com que os seus funcionários se sintam à vontade e também parte do negócio.

9. Seja diferente, seja personalizado

Não importa o quanto o seu produto ou serviço seja bom ou o quanto você investiu de tempo e dinheiro para lançá-lo, se ele não tiver um diferencial será mais do mesmo.

Pense em um componente diferenciado, uma cor, um formato, etc. O importante é nunca ser igual ao concorrente, o atendimento e entrega personalizadas são campeões de feedbacks nas redes sociais…e lá está grande parte do seu público.

10. O bom e velho Networking

Uma das práticas essenciais para se diferenciar da concorrência é manter uma relação próxima com os seus clientes. Além disso,é importante desenvolver relações que podem fazer a diferença na hora de fechar um contrato importante para a sua empresa.

Aqui também entra o tópico 2, quando falamos para não se acomodar nunca na questão de manter-se bem informado. Alguém antenado nas tendências e que sabe conversar sobre os temas em destaque, com certeza será uma companhia agradável, pelo menos para um café.

11. Valorize o seu lado!

Competir diretamente com os concorrentes pode ser prejudicial para o seu negócio. Ao invés de entrar em guerras de preço e de difamação, tente alocar a sua energia e os seus recursos em entregar um produto de qualidade e em manter os seus clientes e parceiros totalmente felizes e satisfeitos.

Com qualidade não se discute e o seu cliente será fiel a empresa que apresentou resultados positivos.

EXTRA: A Dica de ouro

Estude para se tornar um empreendedor de sucesso

Vai parecer outra dica óbvia, mas na prática ela não é executada: ESTUDE.

A capacitação de um profissional é facilmente notada dentro de uma empresa: visão mais ampla, flexibilidade na tomada de decisões, autonomia de ferramentas e projetos.

Todo aprendizado será utilizado no seu negócio e a inovação começa por você, ainda mais se o seu mercado for online, onde diariamente há novidades!

Logo Make

Essas são algumas das dificuldades que o cliente que chega até a Make Vendas possui.

Você não precisa passar por isso! O nosso time te auxilia em todo o processo para se destacar da concorrência e atrair o maior número de leads qualificados possíveis para o seu negócio.

É sempre a melhor opção ter especialistas focados na divulgação do seu negócio e trabalhando por você. Sabemos as novidades do mercado e estamos de olho diariamente no seu crescimento!

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